Ajuda

Quem pode usufruir dos serviços do portal do Governo Regional da Madeira? Topo
Todos os cidadãos e empresas, sem excepção, podem aceder ao Portal do Governo Electrónico da Madeira e usufruir dos seus serviços com toda a comodidade. Basta para isto aceder ao site: http://www.gov-madeira.pt/.

O Portal do Governo Regional da Madeira, tem informação disponível acerca dos serviços públicos das várias Instituições. Como posso aceder aos serviços disponibilizados por este Portal? Topo
De facto, um dos objectivos do Portal da Madeira é disponibilizar serviços ao cidadão/empresa de forma a facilitar a aproximação e o relacionamento entre o Egoverno Regional e os Cidadãos e as Empresas no cumprimento das suas obrigações e usufruto dos seus direitos, de forma simplificada, segura e conveniente, proporcionando uma racionalização e uma gestão integrada de canais não presenciais, de forma articulada com os Organismos do Governo Regional da Madeira. Neste sentido, o Portal:

O que posso fazer no Portal? Topo
o Portal do Governo Regional da Madeira posso:
  • Consultar informação relativa à Madeira (nomeadamente relativa ás Secretarias Regionais, Destaques, Noticias de última hora, Organigrama, Jornal, etc.);
  • Enviar sugestões;
  • Pedir informações;
  • Aceder à página do Governo electrónico e ainda aos serviços por este disponibilizados;
  • Consultar o mapa do site, os links, os contactos e a ajuda.
No Portal do Governo Electrónico (acedido por qualquer cidadão/empresa, a partir do Portal do Governo Regional) posso:
  • Consultar informação acerca das Entidades Aderentes ao projecto (Direcção Regional da Educação, Direcção Regional do Planeamento e Finanças, Direcção Regional do Coméricio, Industria e Energia, Instituto Regional do emprego, Direcção Regional de Formação Profissional, Instituto de Desporto da Região Autónoma da Madeira, Direcção Regional de Transportes Terrestres e Direcção Regional de Administração Educativa), Entidade Patrocinadora (Vice-Presidência do Governo Regional) e ainda sobre a Coordenação (Direcção Regional da Administração Pública e Local)
  • Executar serviços disponibilizados pelas seguintes direcções: Direcção Regional da Educação , Direcção Regional do Planeamento e Finanças e Direcção Regional do Comércio, Industria e Energia;
  • Consultar a Apresentação do Portal do Governo Electrónico;
  • Efectuar pesquisas por Serviço ou por Organismo;
  • Aceder ao Portal do Governo Regional;
  • Consultar informação acerca de conceitos relacionados com a Internet;
  • Consultar noticias relacionadas com o Arquipélago da Madeira;
  • Consultar o mapa do site, os links, os contactos e a ajuda.

Entidades envolvidas no Portal? Topo
As entidades envolvidas no Portal são as seguintes:
  • Entidade Patrocinadora
    • Vice-Presidência do Governo Regional
  • Coordenação
    • Direcção Regional da Administração Pública e Local
  • Em parceria com:
    • Direcção Regional de Informática
    • Direcção Regional do Património
  • Entidades Aderentes
    • Direcção Regional da Educação
    • Direcção Regional do Planeamento e Finanças
    • Direcção Regional do Comércio, Industria e Energia
    • Instituto Regional do Emprego
    • Direcção Regional de Formação Profissional
    • Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira
    • Direcção Regional dos Transportes Terrestres
    • Direcção Regional de Administração Educativa

Como está organizado o Portal do Governo Regional da Madeira? Topo
O Portal do Governo Regional da Madeira está organizado de forma intuitiva. No lado esquerdo poderá aceder á informação de Presidência, Vice-presidência e Secretarias do Governo Regional;
No Cabeçalho poderá aceder a informação genérica como: Login, Links, Mapa do Site, Contactos e Ajuda. No centro da página temos então: área reservada para acesso ao Governo Electrónico e uma área de noticias. No fundo da página poderá visualizar informação útil tal como: o software recomendado, a plataforma recomendada, links para as páginas das entidades que patrocinam o Portal do Governo da Madeira; Área reservada para Envio de Sugestões e para Pedido de Informações. Ao seleccionar um dos links de acesso ao Portal do Governo Electrónico, a informação apresentada tem a mesma estrutura que página principal do Governo Regional. No entanto a informação aqui apresenta está orientada ás Entidades aderentes e respectiva informação e processos.

Como posso aceder aos serviços apresentados pelo Portal do Governo Electrónico? Topo
Mediante o tipo de serviço a querer consultar:
  • Serviços sem necessidade de autenticação
    Este tipo de serviços pode ser acedido por qualquer utilizador que consulte a página oficial do Governo da Madeira. Engloba os serviços informativos inseridos no Portal, quer em relação ao Governo Regional quer em relacão ao Governo Electrónico. Não é necessário qualquer processo adicional, além de inserir www.gov-madeira.pt no endereço da página, e efectuar a navegação pelo Portal.
  • Serviços com acesso sem autenticação
    Este tipo de serviços podem ser acedidos por qualquer pessoa que faça o registo no portal, sem necessitar de realizar o processo de autenticação presencialmente numa das Entidades aderentes.
  • Serviços com acesso e autenticação.
    Para aceder a este tipo de serviços o utilizador, além de efectuar o registo no portal, terá de se autenticar perante uma das Entidades aderentes ao Portal.

Como poderá um cidadão/empresa efectuar o seu registo no Portal do Governo Electrónico? Topo
Para efectuar o registo, o cidadão/empresa tem de seleccionar o link de "login" e de seguida seleccionar a opção que lhe diz respeito, se pretende efectuar o registo de cidadão deve escolher o link "Registar Cidadão", no caso de pretender efectuar o registo de empresa deve escolher o link "Registar de Empresa".

Como pode um cidadão efectuar registo no Portal do Governo Electrónico? Topo
Qualquer utilizador do site pode efectuar o seu registo no Portal do Governo Electrónico e aceder, desta forma, aos serviços disponíveis. Para isto, e depois de seleccionar, na página de login, a opção "Registar Cidadão", o utilizador tem de preencher os campos que o servidor lhe apresenta, depois de seleccionar a opção referida, com os seus dados pessoais e de seguida, depois de confirmar bem os dados, seleccionar o botão de "Registar".

Como pode uma empresa efectuar login no Portal do Governo Electrónico? Topo
Da mesma forma que um cidadão efectua o registo assim o faz uma empresa, o tipo de informação pedida é que difere.

Não conseguiu efectuar login no Portal? Topo
Caso não tenha conseguido efectuar o login no Portal do Governo Electrónico, uma das condições seguintes se verifica: Login e Password incorrectos ou então Login e Password correctos. Caso o utilizador tenha o login e/ou a password incorrectas:
O sistema de validação é sensível à diferença entre letras maiúsculas e letras minúsculas.
Depois de ter em atenção esta informação, e caso a informação do utilizador obedeça a estes princípios e mesmo assim o login não se consiga efectuar, o utilizador terá de seleccionar a opção "Recuperar Password". O sistema apresenta uma página onde o utilizador preenche o campo com o login e o campo de resposta à pergunta que seleccionou no momento de se registar no portal.
A seguir a isto, a aplicação irá envia a password do utilizador em questão para o endereço de e-mail apresentado.
Caso o utilizador esteja a utilizar o login e a password correctas e mesmo assim não consiga efectuar login com sucesso:
Neste caso o cidadão/empresa deverá contactar a Entidade Gestora do Portal via telefone ou e-mail.

Qual a opção que nos dá acesso a consultar informação acerca do Termo de responsabilidade? Topo
A opção que dá acesso, a qualquer utilizador do site, para consultar informação acerca do Termo de Responsabilidade, está na página que o sistema apresenta ao utilizador quando este selecciona o link "Login", na opção "Mais Informação".

Quem gere o Portal do Governo Electrónico da Madeira? Topo
A gestão do Portal do Governo Electrónico da Madeira é efectuada pela Entidade gestora do portal, a informação disponibilizada é gerida pelas várias Entidades participantes.

Como é que um cidadão/empresa se pode autenticar? Topo
Quando um cidadão/empresa se pretende autenticar, terá, depois de efectuar login dirigir-se à entidade prestadora do serviço e comprovar os dados de registo, preencher um termo de responsabilidade e assiná-lo. O utilizador fica imediatamente autenticado. (Esta autenticação pode também ser feita por correio, desde que a assinatura do utilizador seja reconhecida notarialmente).

Para que serve o Portal do Governo Electrónico da Madeira? Topo
O portal do Governo Electrónico da Madeira serve para disponibilizar serviços/informações acerca das entidades participantes no projecto (Direcções Regionais e Institutos), permitindo que o cidadão ou a empresa possa efectuar serviços via web.

É necessário pagar para aceder aos conteúdos do Portal do Cidadão? Topo
Para aceder aos serviços do Portal do Governo Electrónico da Madeira não é necessário efectuar qualquer pagamento extra. Os pagamentos, se tiverem de ser efectuados, são relativos a algum (caso seja necessário) serviço solicitado pelo cidadão/empresa.

Quem pode aceder ao Portal do Governo Electrónico da Madeira? Topo
Qualquer cidadão ou empresa que pretenda usufruir dos serviços disponibilizados pelo portal.

Quais as vantagens de aceder ao Portal do Governo Electrónico da Madeira? Topo
As vantagens são bastantes, desde o facto de não termos de nos deslocar a uma determinada entidade para resolver um serviço que precisemos, até ao facto de estarmos sentados e comodamente a efectuá-lo, bastando para isso fazer o acesso utilizando o meu utilizador e a minha senha de acesso.

Como está organizado o Portal do Governo da Madeira ? Topo
O Portal do Governo da Madeira está organizado de acordo com o Governo Regional e o Governo Electrónico. No portal do Governo Regional, temos apenas informação, informação esta no âmbito do Presidente da Madeira, do Vice-Presidente, das Secretarias Regionais e ainda noticias relacionadas com a Madeira. No portal do Governo Electrónico da Madeira, existe, além de informação no âmbito das Direcções Regionais e Institutos (Entidades Aderentes ao projecto) e de noticias, os serviços disponibilizados por cada uma destas entidades.

Depois de efectuar login, qual a informação disponível na minha área? Topo
Depois de ter efectuado login irá encontrar a sua área como cidadão ou como empresa.
Aqui poderá aceder á informação dos seus serviços realizados eletronicamente via portal.
Na sua área pessoa poderá consultar o estado dos seus serviços e processos iniciados nas Entidades aderentes.

Como devo proceder se o meu computador não consegue descarregar ou ler determinados documentos do portal? Topo
Se isto acontece é porque o seu computador não tem o software indicado para ler o documento em questão. No entanto este problema é facilmente resolvido, uma vez que o software necessário para ler qualquer documento apresentado no Portal, está listado no footer da página e pode ser instalado comodamente. Para isto basta ler, a partir do alerta apresentado pelo sistema, qual o software em falta e na página seleccionar a opção correspondente. O sistema direcciona-nos no caminho certo para descarregar o software em questão. De seguida, basta efectuar a respectiva instalação
.
O que fazer quando detectar um erro no Portal do Governo Eletrónico da Madeira? Topo
Caso tenha detectado uma erro no portal, deverá enviar um e-mail a deportar o erro detectado para vários endereços:
  • governo.electronico@gov-madeira.pt
  • Link das Informações disponível no portal
  • Link das Sugestões disponível mesmo por baixo do link das informações.

De que forma, pode um cidadão/empresa aceder aos serviços? Topo
Os serviços disponibilizados pelo Portal, são os serviços que cada uma das entidades participantes no Portal. Estes podem ser consultados na àrea de pesquisa da página, de duas formas, Por Serviço ou Por Entidade.
O sistema apresenta, em qualquer dos casos, os serviços disponíveis de acordo com a pesquisa efectuada.

O que se pode fazer quando, depois de ter efectuado o registo no portal, não se recebeu nenhuma mensagem na caixa de e-mail com a restante informação necessária para efectuar o login? Topo
Quando esta situação acontece, várias podem ser as causas para tal, nomeadamente, o e-mail que o utilizador (cidadão/empresa) colocou não está correcto e/ou a caixa de correio do utilizador está cheia. Para cada uma destas causas existem soluções.
  • Caso o e-mail inserido não esteja correcto, o cidaddão deverá comunicar à Entidade gestora do Portal a seguinte informação: e-mail colocado, o número de bilhete de identidade e o nome de utilizador. Posteriormente a isto, o utilizador receberá, na sua caixa de correio um novo endereço de e-mail.
  • Caso a caixa de correio esteja cheia, o cidadão deverá certificar-se da limpeza desta para que a entidade possa proceder ao reenvio de um novo user.

Que informação é necessária no registo no Portal? Topo
O Portal do Governo Electrónico da Madeira recolhe um conjunto de dados pessoais ,entre eles nome, morada,email, etc. Esta informação vai ser utilizada para o processo de autenticação do Cidadão e da Empresa.

Como é que a minha informação é protegida? Topo
A informação do Portal do Cidadão é transferida de uma forma encriptada para proteger os dados introduzidos pelos utilizadores.

Em que condições deve um cidadão/empresa efectuar o seu registo no Portal? Topo
O cidadão ou empresa só necessita de se regista no portal quando pretende efectuar processos para os quais seja necessário garantir a autenticação do envolvido no processo.

Onde pode um cidadão/empresa aceder a informação de ajuda à navegação no Portal? Topo
Existem três formas de ajuda ao cidadão/empresa para a navegação pelo Portal. Uma delas é através da consulta do Mapa do Site no header da página, logo a seguir ao login, a outra é através da opção Ajuda situada no mesmo sitio logo a seguir aos Contactos e por último escolher a opção "Pedir Informação" a partir da página do Portal do Governo da Madeira.

Como pode enviar Informação para o Governo Regional da Madeira? Topo
Para enviar informação ao Governo Regional da Madeira tem várias formas de fazê-lo:
  • Escrever directamente à entidade à qual se pretende dirigir (as moradas ou endereços de e-mail de cada uma delas são disponibilizados no Porta)
  • Seleccionar a opção "Enviar Sugestões" disponível a partir da frame lateral esquerda da página do Portal do Governo da Madeira

Existe alguma informação que se possa consultar sobre o mundo da Internet? Topo
Existe, a informação sobre Internet que está disponível no site, é feita a partir do Portal do Governo Electrónico, na frame lateral direita desta página.
  • Cataloga os serviços de forma simples e orientados às necessidades dos Cidadãos e Empresas;
  • Disponibiliza informação detalhada sobre os serviços, sobre como são realizados e quais as entidades que os prestam;
  • Disponibiliza o acesso directo aos serviços realizados através da Internet.
Existem vários tipos de serviços disponíveis:
  • Serviços sem necessidade de autenticação;
  • Serviços com acesso sem autenticação;
  • Serviços com acesso e autenticação.
Presidência da Madeira Vice Presidência Secretaria Regional do Plano e Finanças
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