Balcão Virtual do Cidadão
Se é um Cidadão ou Empresa trate aqui os seus assuntos utilizando os Formulários/
Serviços On-line dos organismos do Governo Regional.
Escolha por tema ou organismo.
Governo Electrónico
Apresentação da Direção Regional de Qualificação Profissional
De acordo com o Decreto Regulamentar Regional n.º13/2005/M de 19 de Abril que aprova a orgânica da Direção Regional de Qualificação Profissional, é nossa missão: assegurar a execução da política regional definida pelo Governo para o sector da formação profissional e para a gestão do Fundo Social Europeu, no âmbito das competências atribuídas à Região nesta matéria.

Cumpre-nos, concretamente, implementar medidas que visem aceder à Formação Profissional, inicial e contínua, prestando especial atenção aos jovens e adultos menos preparados ou menos motivados, bem como a todos aqueles que queiram continuar a preparar-se para a vida activa. É igualmente responsabilidade da DRQP a promoção de uma boa gestão da componente Fundo Social Europeu do POPRAM.

A Direção Regional de Qualificação Profissional (DRQP) é um organismo público que está sob tutela da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos.

São postos à disposição da Região pela Comunidade Europeia importantes recursos financeiros que irão operacionalizar um plano integrado de desenvolvimento, permitindo uma substancial intensificação do desenvolvimento sócio-económico, em que a Formação Profissional assume um papel nuclear.
Posteriormente, o POPRAM II trouxe a integração de todos os Programas de Formação Profissional na vertente Fundo Social Europeu, deixando de existir as quotas a nível nacional que subsistiam no anterior programa. Aliado a um esforço de verbas, esta estrutura trouxe notórias melhorias funcionais e operacionais. Com o início do QCA III perspectivou-se um novo ciclo de desenvolvimento no nosso país, designadamente para o período 2000-2006, e sobretudo na Região Autónoma da Madeira, atendendo às características próprias de uma Região ultra-periférica. Desta forma os domínios da Educação e Formação, nomeadamente no que concerne ao âmbito de atuação do F.S.E., são compatibilizados com o modelo de desenvolvimento da Região, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento Regional, assim como, em consonância com as orientações da União Europeia relativas à acção do F.S.E, sendo dada prioridade às políticas de Emprego e cujos pilares são os seguintes:
  • Empregabilidade;
  • Espírito Empresarial;
  • Adaptabilidade;
  • Igualdade de Oportunidades

Os formulários que estão disponíveis no portal se referem às seguintes matérias :
  • Inscrição de Formandos
  • Inscrição de Formadores
  • Inscrição de Empresas
  • Oferta Formativa



Serviços
Formulários
Direção Regional de Qualificação Profissional
Director(a) Regional:
Sara Maria Nunes de Almeida Estudante Relvas

Estrada Comandante Camacho de Freitas
9020-148 Funchal
T: + 351 291 701 090
F: + 351 291 764 891
E: drqprofissional@madeira-edu.pt
W: http://www.drqp.gov.pt
Para qualquer dúvida na utilização dos serviços do Governo electrónico pode ainda contactar
o serviço de help-desk da Loja do Cidadão da Madeira, através do telefone 291 212 299.
Horário - 2ª a 6ª das 08:30 às 19:30 / Sábados das 08:30 às 13:00. Email: governo.electronico@gov-madeira.pt
Joram